Projeto Cidade Responsável conscientiza jovens sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos em São Bernardo do Campo

/Projeto Cidade Responsável conscientiza jovens sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos em São Bernardo do Campo
Projeto Cidade Responsável conscientiza jovens sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos em São Bernardo do Campo 2018-06-21T15:21:35+00:00

Projeto realizou ações de conscientização em toda a cidade no ano de 2015  

* Nova parceria inclui projeto no Programa Latino-americano de Combate à Violência e Redução da Criminalidade da Organização de Estados Americanos (OEA) 

Depois de aplicado em toda a cidade de São Bernardo do Campo, em 2015, o projeto Cidade Responsável colheu dados positivos junto aos jovens no combate ao consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade. 

De acordo com levantamento do IBOPE, pesquisa realizada com jovens de 10 a 17 anos, a admissão por ter consumido bebida alcoólica no último ano caiu de 17% para 7%.  A percepção sobre a necessidade de proibição do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos subiu de 6% para 20%, de acordo com o mesmo levantamento. 

Desde que foi criado em 2014 na cidade de Fernandópolis, interior de São Paulo, o projeto Cidade Responsável – uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) em parceria com as prefeituras – tem interagido com jovens e levado para alunos de escolas de 13 a 17 anos a mensagem da importância do não consumo antes dos 18 anos, considerado prejudicial à formação do adolescente. Outros pontos discutidos é a importância do consumo moderado por adultos e o diálogo constante entre pais e filhos sobre o tema. 

Atualmente o Projeto Cidade Responsável passa por uma segunda fase de implementação em São Bernardo, dessa vez integrado ao “Programa Latino-americano de Combate à Violência e Redução da Criminalidade” da Organização de Estados Americanos (OEA). O projeto também está sendo implementado em Americana, localizada na macro região de Campinas. 

Projeto Cidade Responsável São Bernardo do Campo 

O projeto vem sendo colocado em prática em São Bernardo desde o início de 2015. Para alcançar o público-alvo, Projeto Cidade Responsável – que conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo – possui ações em seis pilares: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação. 

Entre as atividades já realizadas estão capacitações para a rede de saúde, da assistência social, educação, esporte e juventude, ações de fiscalização e conscientização, e da realização do Dia do Juventude. Também foi realizado um Concurso Cultural direcionado a educadores e jovens de 13 a 17 anos residentes no município. 

O Cidade Responsável São Bernardo do Campo tem o apoio dos sindicatos regionais de bares, restaurantes, confeitarias, panificadoras, lojas de conveniências, supermercadistas, hotéis, empresas de hospedagem e alimentação e outras organizações sociais 

Entre as ações realizadas estão as Ações de Fiscalização e Conscientização em que foram distribuídos materiais educativos em pontos de venda de bebidas. Também foi realizada sensibilização sobre o tema e capacitação de professores, agentes de saúde, garçons, proprietários de bares e restaurantes, representantes de ONGs e assistentes sociais, assim como técnicos das áreas de Esporte e Cultura. 

Projeto Cidade Responsável Fernandópolis 

O projeto foi lançado no final de 2014 em Fernandópolis (SP) onde em todas as escolas do ensino médio foi realizada a Semana de Capacitações com participação de diretores e professores de escolas públicas e particulares, lideranças de organizações sociais, assistentes sociais, entre outros. 

A apresentação do projeto foi feita para todos os públicos, a fim de contextualizar todos e compartilhar objetivos e ações previstas. Em primeira instância realizou-se a apresentação do projeto, seguida do conteúdo básico de prevenção e atividades focadas em cada área. 

Em seguida à Semana de Capacitações, o Comitê Gestor e Subcomissões de Fernandópolis apresentou o projeto para Conselheiros Municipais e presidentes de bairro, para que eles possam assim, aprovar o projeto, principalmente, perante a articulação com bares e estabelecimentos comerciais. 

No projeto Cidade Responsável Fernandópolis foram realizadas, entre abril e agosto de 2014, em torno de 50 apresentações da peça de teatro #SELIGA em 100% das escolas públicas de Ensino Fundamental II e Médio da cidade. Foram envolvidos mais de 4 mil estudantes e 200 professores e funcionários.