Curiosidades

/Curiosidades
Curiosidades 2018-07-17T17:22:36+00:00

A cervejaria mais antiga do Mundo ainda em atividade é a Weihenstephan, de Freising, na Baviera. Fabricada desde os anos 800 e vendida desde 1040.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, ficando atrás da China e dos Estados Unidos.

A República Tcheca é a campeã mundial em consumo per capita de cerveja. São 143 litros por habitante por ano, pouco mais do que uma latinha por dia. O Brasil tem apenas a 17ª posição no consumo per capita.

Rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, as cervejas sem álcool são muito usadas em competições esportivas, principalmente em países como a Alemanha, como fonte para reidratação.

TIPOS DE CERVEJA

A mistura de malte, lúpulo e fermento parece simples e, de fato, assim o é. Mas tanto quanto simples, parece mágico, pois – desses poucos ingredientes – são produzidos centenas de tipos diferentes de cerveja. Mas, de maneira geral, podemos destacar duas grandes famílias, diferentes pelo seu tipo de fermentação.

Cerveja tipo Lager

São as chamadas cervejas de baixa fermentação, pois são feitas com uma levedura que age sob baixas temperaturas e na parte inferior do tanque de fermentação. Esse estilo é originário da Alemanha (região da Baviera) do século XIX e surgiu com o hábito de guardar as cervejas em caves muitos frias. Em geral, seus sabores e cheiros lembram malte (cereais, pão tostado) e lúpulo (amargor, aroma floral). São, de longe, as cervejas mais consumidas no mundo. O tipo pilsen, amplamente conhecido no Brasil, pertence a essa família.

Cerveja Tipo Ale

São as cervejas produzidas com levedura que agem em temperaturas mais elevadas e na superfície do líquido e, por isso, elas são chamadas cervejas de alta fermentação. Como é de se imaginar, esse é o processo mais antigo de fabricação da cerveja e cria bebidas com aromas mais frutados e bem mais perfumados que as de baixa fermentação.