Projeto Cidade Responsável apoia 80ª Edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI), em São Bernardo do Campo, entre os dias 10 e 24 de Setembro

/Projeto Cidade Responsável apoia 80ª Edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI), em São Bernardo do Campo, entre os dias 10 e 24 de Setembro
Projeto Cidade Responsável apoia 80ª Edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI), em São Bernardo do Campo, entre os dias 10 e 24 de Setembro 2018-06-21T15:24:51+00:00

 

 

  • Evento terá em torno de 13 mil atletas de 200 cidades e 25 locais de disputas entre campos de futebol, ginásios, quadras poliesportivas e centros de treinamento 

 

  • Projeto Cidade Responsável apoia evento com ações no Ginásio Poliesportivo Adib Moisés Dib, no Centro de Treinamento de Atletismo e no Ginásio de Handebol do Baetão 

 

  • O projeto promoverá conscientização sobre consumo de bebidas alcoólicas, com foco na proibição do consumo por menores de 18 anos. 

São Bernardo do Campo, 16 de setembro – A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), por meio do Projeto Cidade responsável São Bernardo do Campo, apoia a 80ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI) – Horácio Baby Barioni, entre os dias 10 e 24 de setembro, em São Bernardo do Campo. 

 

Organizado pela SELJ-SP (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo), o JAI é maior evento esportivo entre cidades do Brasil. A competição visa fomentar a prática do esporte em diversas modalidades. 

 

O Projeto Cidade Responsável – iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) contra o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes – dará apoio aos eventos realizados na pista do Centro de Treinamento de Atletismo, no Ginásio de Handebol do Baetão e no Ginásio Poliesportivo Adib Moisés Dib. Nestes locais o projeto promoverá o espaço GOOD VIBES, com atividades de Chute a Gol, Face Totem, placas com mensagens para selfies e distribuição de brindes para os jovens que participarem das atividades. Além disso, está confirmada a presença do youtuber Luis Mariz, nos dias 20 e 23, às 15h, nos jogos. 

 

Projeto Cidade Responsável pretende reforçar junto aos jovens presentes nos locais dos jogos  a mensagem de conscientização para o NÃO CONSUMO de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, em todos os dias dos jogos. Confira abaixo os dias, horários e locais das ações. 

 

Dia 14/09, das 14h às 19h, no Poliesportivo Adib M. Dib 

Dia 15/09, das 14h às 19h, no Poliesportivo Adib M. Dib 

Dia 16/09, das 14h às 19h, no Poliesportivo Adib M. Dib 

Dia 17/09, das 14h ás 19h, no Poliesportivo Adib M. Dib 

Dia 18/09, das 14h às 19h, no Poliesportivo Adib M. Dib 

Dia 19/09, das 14h às 19h, no Poliesportivo Adib M. Dib 

Dia 20/09, das 14h às 19h, no Poliesportivo Adib M. Dib, com a presença do youtuber Luis Mariz  

Dia 21/09, das 10h às 15h, no Ginásio de Handebol do Baetão 

Dia 22/09, das 10h às 15h, no Ginásio de Handebol do Baetão 

Dia 23/09, das 10h às 15h, no Centro Treinamento de Atletismo, com a presença do youtuber Luis Mariz  

Dia 24/09, das 9h às 14h, das 9h às 14h, no Ginásio de Handebol do Baetão 

 

JOGOS DO INTERIOR BERNARDO DO CAMPO 

 

A 80ª edição Jogos Abertos do Interior terá em torno de 13 mil atletas representando 200 cidades. Serão 25 locais de disputas entre campos de futebol, ginásios, quadras poliesportivas e centros de treinamento. Espera-se a participação de atletas medalhistas olímpicos representando suas respectivas cidades. 

 

Os jogos terão as seguintes modalidades: atletismo, basquete, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol (sub-20 para os homens), futsal, ginástica artística (sub-14 para as mulheres e sub-16 para os homens), ginastica rítmica (sub-14 feminina), handebol, judô, karate, kickboxing, luta olímpica, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Skate, badminton e tiro com arco são consideradas modalidades extras. 

 

O Estado de São Paulo é formado por oito regiões esportivas. Para a classificação e participação nos Jogos Abertos, foram adotados os seguintes critérios para a primeira divisão: os quatro municípios mais bem colocados na classificação geral da primeira divisão dos Jogos Abertos-2015; os dois mais bem classificados da 2ª divisão dos Jogos Abertos-2015; o mais bem colocado na classificação geral de cada um dos oito. Na primeira divisão desta edição 2016 estão São Bernardo do Campo, Santos, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Jacareí, Piracicaba, Jaú, Hortolândia, Franca, São José do Rio Preto, Marília, Assis, Jundiaí e Sorocaba. 

 

Projeto Cidade Responsável São Bernardo do Campo 

O projeto Cidade Responsável vem sendo colocado em prática em São Bernardo desde o início de 2015. Para alcançar o público-alvo, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Possui ações em seis pilares: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação. 

Lançado em novembro de  2014  no município do Grande ABC, o Projeto Cidade Responsável tem interagido com jovens entre 13 a 17 anos levando a mensagem da importância do não consumo de bebidas alcoólicas antes dos 18 anos, considerado prejudicial à formação do adolescente. Outros pontos discutidos referem-se à importância do consumo moderado por adultos e ao diálogo constante entre pais e filhos sobre o tema. 

Atualmente, o Projeto Cidade Responsável passa por uma segunda fase de implementação em São Bernardo, dessa vez  integrado ao “Programa Latino-americano de Prevenção à Violência e Redução da Criminalidade” da Organização de Estados Americanos (OEA).