Projeto Cidade Responsável Americana realiza capacitação para professores e diretores da rede Estadual e Municipal de ensino de Americana

/Projeto Cidade Responsável Americana realiza capacitação para professores e diretores da rede Estadual e Municipal de ensino de Americana
Projeto Cidade Responsável Americana realiza capacitação para professores e diretores da rede Estadual e Municipal de ensino de Americana 2018-06-21T16:00:19+00:00

Ação inclui também fiscais da Vigilância Sanitária, da GAMA e proprietários de pontos de vendas 

 

O Projeto Cidade ResponsávelAmericana mantém sua agenda na implantação do plano de trabalho estabelecido pelo município, para a realização de capacitações para diversos profissionais da cidade. 

 

A intensa agenda do primeiro semestre contemplou reuniões de preparação e planejamento, além dos encontros de formação e da distribuição de materiais de divulgação do projeto. 

 

Neste período, aconteceram vários encontros, reuniões e capacitações:  

1- Para os diretores e professores das Escolas Estaduais de Americana, na Diretoria de Ensino, com a presença de mais de 30 profissionais. Nesta ocasião, foram abordados aspectos relativos à prevenção do consumo de álcool por menores de 18 anos e apresentados materiais e ferramentas para o trabalho em sala de aula com os jovens e também juntos aos familiares. 

2- Capacitação para os professores do Ensino Fundamental II do Ciep Oniva de Moura Brizola – Bairro Zanaga. Com pequenas adaptações, o mesmo conteúdo trabalhado com a rede estadual foi desenvolvido com a rede municipal de ensino. 

 

3- Reunião do Grupo de Trabalho de Educação do Projeto Cidade Responsável na ETEC Polivalente, que tem a tarefa de desenhar e acompanhar o plano de ação do Projeto relativo ao campo da Educação. Formação com representantes de classes das escolas municipais CIEP / Zanaga, CAICS, Livino, Chinelotto, EMFs Jonas Correia.  

4- Formação para os fiscais da Vigilância Sanitária, na própria sede da Vigilância, onde o assunto foi o trabalho de fiscalização sobre o consumo indevido de álcool e a potencialização desta atividade diante da articulação promovida pelo Projeto. Quarto dias de formação para mais de 200 guardas municipais da GAMA. 

 

5- Reunião os professores e diretores das EMEFs  – Florestan Fernandes, Paulo Freire, Jonas Correa e Milton Santos, na sede do Ciep Octávio César Borghi, bairro da Cidade Jardim com a presença de mais de 60 profissionais da rede municipal de ensino de Americana. Houve também formação para a rede municipal de ensino, completando a totalidade de Escolas de Ensino Fundamental II da rede.   

 

6- Encontro com os proprietários e gerentes de mais de 50 pontos de venda, entre supermercados, lojas de conveniência e bares de Americana e mais de 45 proprietários de bares e restaurantes, que aconteceu na sede da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana). A pauta do encontro foi a apresentação do projeto e de boas práticas relacionadas à venda correta e responsável de bebidas alcoólicas, além de discussão sobre a Lei 13.106/2015, que torna, há dois anos, crime o consumo e fornecimento de bebidas alcoólicas para menores. 

 

 

Projeto Cidade Responsável fez pesquisa com 970 alunos americanenses 

 

O plano de trabalho do Projeto Cidade Responsável Americana é baseado no resultado da pesquisa realizada com 970 alunos dos Ensinos Médio e Fundamental de Americana, de escolas públicas, privadas e técnicas, na faixa dos 12 aos 17 anos, dos sexos masculino e feminino.  

 

A partir do levantamento, foi possível apontar uma série de fatores sobre o consumo de bebidas alcoólicas por jovens americanenses menores de 18 anos. 

 

A pesquisa, orientada pelo Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) e com instrumento de aplicação desenvolvido pela empresa Lean Survey, revela que 69% dos jovens americanenses entrevistados já experimentaram alguma bebida alcoólica.  

O mesmo dado relativo à cidade de São Paulo está em 60%, o que demonstra que a experimentação entre menores de 18 anos em Americana está maior que na capital paulista. Por outro lado, a idade média de experimentação de bebida alcóolica em Americana é igual ao dado nacional, de 13 anos.  

Outro dado relevante é referente à compra de bebidas alcoólicas, 27% dos adolescentes entrevistados de 12 anos afirmaram já terem comprado bebida alcoólica; entre os adolescentes de 17 anos, este dado sobe para 61%, o que revela ser muito comum a não solicitação do RG no ato da venda de bebida alcoólica na cidade.  

O Projeto Cidade Responsável Americana 

Lançado em abril de 2016, o Projeto Cidade Responsável Americana é uma iniciativa da CervBrasil, a partir do desejo de incentivar os municípios a terem um conjunto de práticas preventivas para inibir o consumo de álcool por menores de 18 anos. 

 

Para atingir o objetivo de inibir o consumo de álcool por menores de idade, o Projeto Cidade Responsável foi previamente estruturado em duas frentes de ação: conscientização e fiscalização. A partir do projeto-piloto e do escopo geral do projeto, as ações foram divididas em seis pilares de atuação: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.  

 

O projeto Cidade Responsável é parte integrante do Programa Interamericano de Prevenção da Violência e da Criminalidade da OEA (Organização dos Estados Americanos).  

 

“O Projeto Cidade Responsável Americana deseja engajar todos os setores de toda sociedade civil. Este é um problema que todos devemos combater. É preciso que sejamos todos responsáveis. Esta é uma causa na qual toda sociedade deve se engajar”, afirma Paulo Petroni, diretor executivo da CervBrasil.