Pesquisa é resultado das ações do Projeto Cidade Responsável no município
São Paulo, 27 de março – O Projeto Cidade Responsável São Bernardo do Campo – iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) – acaba de realizar a terceira pesquisa IBOPE para medir os principais indicadores relativos ao consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos e outros importantes fatores para a condução do projeto.
Confira a seguir os destaques da nova pesquisa.
AUMENTA CONHECIMENTO DE QUE O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR MENORES DE 18 ANOS É CRIME
Em 2015, 60% dos pais afirmaram saberem de que vender bebidas para menores é crime, em 2016, este número subiu para 82%. Entre os jovens, em 2015, 72% afirmaram terem conhecimento dessa informação, no ano seguinte, este número subiu para 83%.
CAI CONSUMO RECENTE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR MENOR DE 18 ANOS
Em 2014, 19% dos jovens afirmaram que consumiram álcool nos 30 dias anteriores à pesquisa.Em 2015, este número se manteve e, em 2016, caiu para 9%.
REDUÇÃO DE OCORRÊNCIAS RELACIONADAS AO USO NOCIVO DE ÁLCOOL
Em 2015, 29% dos pais afirmaram que seus filhos já passaram por alguma situação relacionada ao uso nocivo do álcool. Em 2016, este número cai significativamente para 18%.
Já entre os jovens, em 2014 33% afirmavam já terem passado por alguma dessas situações em decorrência do consumo de álcool; número que caiu para 26% em 2015 e 18% em 2016,.
AÇÕES DO PROJETO CIDADE RESPONSÁVEL SE TORNAM CONHECIDAS PARA PAIS E JOVENS
Em 2015, ao serem perguntados se já ouviram falar da Campanha Cidade Responsável, apenas 4% dos pais afirmaram que haviam ouvido falado do projeto e sabiam algo ou bastante a respeito.
Em 2016, este número subiu para 22%, um aumento significativo. Entre os jovens, o percentual daqueles que afirmaram que haviam ouvido falado do projeto e sabiam algo ou bastante a respeito, passou de 1% para 11%.
SOBRE A PESQUISA
A pesquisa do IBOPE foi realizada de 5 a 16 de dezembro de 2016 e entrevistou 160 pais jovens de 10 a 17 anos estudantes da rede pública, residentes na cidade e 160 jovens de 10 a 17 anos, matriculados no Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio da rede pública de São Bernardo do Campo.
A pesquisa apresenta 8 pontos percentuais de margem de erro por perfil (considerando nível de confiança a 95%). Entre os pais entrevistados, 89% são mulheres e 11% homens, a maioria é casada (75%), tem entre 35 e 44 anos (51%), e pertence à classe C (79%). Entre os jovens, 51% são meninas e 49% são meninos. A média de idade dos entrevistados é de 14 anos, e 74% pertence à classe C, sendo 94% de escola estadual e apenas 6% conciliam estudo e trabalho.
PROJETO CIDADE RESPONSÁVEL
O Projeto Cidade Responsável é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) a partir do objetivo de incentivar os municípios a terem um conjunto de práticas preventivas para inibir o consumo de álcool por menores de 18 anos, onde trabalha com estudantes de todas as classes sociais, de escolas públicas e particulares.
A partir do projeto-piloto, lançado em 2014 em Fernandópolis (SP), e do escopo geral do projeto, as ações foram divididas em seis pilares de atuação: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.
O projeto Cidade Responsável é parte integrante do Programa Interamericano de Prevenção da Violência e da Criminalidade da OEA (Organização dos Estados Americanos). “O Projeto Cidade Responsável deseja engajar todos os setores de toda sociedade civil. Este é um problema que todos devemos combater. É preciso que sejamos todos responsáveis. Esta é uma causa na qual toda sociedade deve se engajar”, afirma Paulo Petroni, diretor executivo da CervBrasil.
Confira ações realizadas pelo Projeto Cidade Responsável para o alcance deste resultado otimista:
– Pilar Educação: Neste pilar o projeto capacitou educadores e também estudantes do ensino fundamental II e Ensino médio das escolas Estaduais e Escolas Técnicas como Etec Lauro Gomes e Senai Tamandaré. Além de capacitar os educadores sobre o tema, o grande ganho do projeto foi trazer os jovens para protagonizarem as ações e divulgarem as mensagens de conscientização sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos .
- Elaboração de desenvolvimento de Planos de Trabalho temáticos em 23 Escolas Estaduais, com impacto direto em 16.542 jovens estudantes.
- O Concurso Cultural realizado nos dois anos do projeto na cidade, engajou e envolveu Estudantes e Educadores e de forma divertida e através das Rede Social levou as mensagens do projeto de forma mais abrangente. Abaixo os números do concurso alcançados só no ano de 2016:
- 3 mil jovens inscritos na categoria Frases Criativas.
- 20 Educadores inscritos na categoria Práticas Pedagógicas.
- 26.917 votos populares na categoria Frases Criativas.
- 46.012 votos populares na categoria Práticas Pedagógicas.
- 12.596 curtidas adquiridas só com as mensagens do Concurso.
– No pilar Comunidade que envolve as áreas de Esporte, Cultura, Lazer , Assistência Social e ONGs o projeto além de capacitar os profissionais e educadores diretamente ligado aos jovens também esteve presente apoiando eventos esportivos e culturais realizados na cidade.
- Foram capacitados mais de 350 educadores e profissionais das áreas de Esporte, Assistência Social, Juventude, Terceiro Setor, Educação.
- 190 jovens de Escolas, ONGs, CRAS, entre outros.
- Público de 7 .020 pessoas nos eventos apoiados pelo Projeto sendo eles:
- Dia da Juventude – neste evento realizado nos dois anos de 2015 e 2016 no Parque da Juventude contou com um dia de atividades de esporte , musica, dança e graffiti, com campeonatos de Skate, BMX, batalhas de break e rima. Neste festival de musica foram descobertos muitos talentos da cidade e deles surgiu o rap Cidade Responsável. A Participação de personalidades contratados das associadas da CervBrasil como o skatista profissional Rony Gomes levando mensagens de incentivo a vida saudável e a pratica de esportes como espelhos positivos aos jovens. (anexo vídeo)
- Na Fundação Criança o projeto também promoveu Clínica de Esporte com o Capitão Cafú também reforçou e incentivou a mensagem do projeto. (Anexo vídeo)
- Jogos Abertos do Interior o projeto esteve presente com atividades e divulgação da mensagem do projeto nos principais aparelhos esportivos da Cidade e para atrair e a estar próxima da linguagem dos jovens o projeto contratou o Youtuber Luis Mariz, que além de levar ao publico local as mensagens do projeto, através das redes sociais atingiu mais de 1,2 milhão jovens .
- O projeto ainda esteve presente nas ações da CAJUV apoiando a peça de teatro #SELIGA. Um peça que foi especialmente criada para levar o conteúdo do projeto
- O projeto apoiou o Circuito Municipal de Skate realizado em várias praças da cidade e organizado por coletivos de skate, além de ser genuíno vem ao encontro do projeto , que é ampliar atividades de esporte e cultura para crianças e adolescentes, levando a mensagem do não consumo de bebidas alcoólicas por menores e proporcionando experiências positivas de esporte e diversão.
- Público de 3.310 pessoas nos eventos apoiados pelo Projeto: Caminha Ecológica da CIESP, Evento da AIPAN e eventos dos CRAS.
– No pilar Comunicação:
- Distribuição de mais de 20 mil peças de Comunicação, incluindo: Cartazes, Flyers, Adesivos, Folders, Camisetas, DVDs de treinamento, #SELIGA, Movimento Pé no Chão, Faixas, Camisetas.
- 30.140 fãs na fanpage do Facebook
- 1.490.558 pessoas impactadas com as informações da página
- 56.954 pessoas engajadas na página.