Concurso Cultural Cidade Responsável 2017 premia os vencedores das categorias estudante e educador; ação vira projeto de lei na Câmara Municipal de Americana

/Concurso Cultural Cidade Responsável 2017 premia os vencedores das categorias estudante e educador; ação vira projeto de lei na Câmara Municipal de Americana
Concurso Cultural Cidade Responsável 2017 premia os vencedores das categorias estudante e educador; ação vira projeto de lei na Câmara Municipal de Americana 2018-06-21T16:24:46+00:00

Concurso Cultural Cidade Responsável 2017 premiou, na noite do dia 22 de novembro, os vencedores das categorias estudante e educador, em evento realizado no Centro de Cultura e Lazer (CCL). 

Entre os estudantes os vencedores foram: 1º lugar: Lucas Camilo Rodrigues, 15 anos (Escola Estadual Professora Ornella Rita Ferrari Sacilotto) – com a frase “ Se você quer uma melhora para comunidade, não ofereça bebidas alcoólicas para menores de idade!” – 2º lugar Giulia Fuentes, 15 anos, (ETEC Polivalente de Americana), 3º lugar,  Állan Vitor Taroco Bernardes,16 anos (ETEC Polivalente de Americana), 4º lugar, Eduarda Lira Bettin, 16 anos (Escola Estadual Professora Ornella Rita Ferrari Sacilotto) e 5º lugar, Eloisa Silva Xavier,12 anos. (Escola Estadual Monsenhor Nazareno Maggi). Os estudantes foram premiados com: 1º lugar: Iphne 6, 2º lugar: câmera fotográfica semiprofissional, 3º lugar: bicicleta, 4º e 5º, um spartphne cada. 

Entre os educadores venceram: 1º lugar : educador Fábio Gianfratti Lorena da Rocha (Casa de Dom Bosco) – com a prática Educativa: Cidade Responsável – Ação Cultural – Noite de Artes -, 2º lugar professor Rodolpho Rodrigues da Silva (Escola Estadual Otávio Soares de Arruda), 3º lugar professora Sandreli Gaioti Nery (CE SESI Mendel Steinbruch), 4º lugar voluntária Ana Paula Castro (Projeto Skate Equilíbrio) e 5º lugar professora Eliane Batista Lopes (Escola Estadual Monsenhor Nazareno Maggi e Escola Estadual Dilecta C. Martinelli). Para os educadores, os prêmios foram: 1º lugar: notebook, 2º lugar: câmera digital profissional e 3º lugar: tablet. 

Estiveram presentes, entre alunos e professores, no evento o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) – idealizadora do Projeto Cidade Responsável -, Paulo Petroni, o secretário de Esportes da Americana, Osvaldo Klein Neto, e o vereador Thiago Brochi.   

“Devemos muito ao Projeto Cidade Responsável esse foco  tão importante que é o consumo responsável de bebidas alcóolicas.  Este é um trabalho que queremos dar continuidade”, afirmou Klein. “Queremos ser referência para outras cidades, por isso estamos encaminhando um projeto de lei com este objetivo para ser apreciado na Câmara Municipal já a partir desta quinta,” afirmou  Brochi. 

“O Projeto Cidade Responsável é um aprendizado em cada município e é uma grande oportunidade de vivenciarmos uma transformação social,  com jovens formando um novo conceito em relação à bebida alcoólica, o que na verdade será uma transformação para o país”, afirmou Petroni. 

A noite ainda teve apresentação da Escola de Música Heitor Villa Lobos. O principal objetivo do Concurso Cultural Cidade Responsável 2017 foi incentivar as boas iniciativas de estudantes e as boas práticas dos educadores que atuem com jovens, para conscientizar e inibir o consumo de bebidas alcoólicas antes dos 18 anos.  

Concurso Cultural Cidade Responsável 2017 direcionou aos jovens de 12 a 17 anos a questão “Como Faço Americana uma Cidade + Responsável?”. Já os educadores tiveram o desafio de promover uma prática educativa com jovens, de 12 a 17 anos, cujo objetivo fosse prevenir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos.  

CONHEÇA OS VENCEDORES DO CONCURSO  CULTURAL CIDADE RESPONSÁVEL 2017 

CATEGORIA ESTUDANTES 

1º lugar 

Lucas Camilo Rodrigues, 15 anos 

Escola Estadual Professora Ornella Rita Ferrari Sacilotto 

  • Se você quer uma melhora para comunidade, não ofereça bebidas alcoólicas para menores de idade! 

 

 

2º lugar 

Giulia Fuentes, 15 anos 

ETEC Polivalente de Americana 

  • Bebida alcoólica e adolescente não combinam minha gente! Gerações inteligentes, fazem escolhas diferentes. 

 

3º lugar 

Állan Vitor Taroco Bernardes,16 anos 

ETEC Polivalente de Americana 

  • Para fazer Americana uma cidade responsável, uma juventude consciente é necessária. Bebida alcoólica e adolescente não se casam, mas atitude e personalidade é o que te salvam. 

 

4º lugar 

Eduarda Lira Bettin, 16 anos 

Escola Estadual Professora Ornella Rita Ferrari Sacilotto 

  • Adolescente não deve beber, comerciante não deve vender 

 

5º lugar 

Eloisa Silva Xavier,12 anos 

Escola Estadual Monsenhor Nazareno Maggi 

  • Para americana melhorar, a população inteira precisa se conscientizar! Álcool para menores de 18 (dezoito) não é legal, faz mal e te deixa de baixo astral. 

 

 

CATEGORIA EDUCADOR  

1º lugar 

  • Educador: Fábio Gianfratti Lorena da Rocha (Educador Social)  

Local: Casa de Dom Bosco 

Prática Educativa: Cidade Responsável – Ação Cultural – Noite de Artes 

 

Desenvolvida uma noite de manifestações artísticas correlacionadas ao tema do concurso: venda de bebida alcoólica para menores de idade, para a comunidade dos bairros Mathiensen, Jardim dos Lírios e adjacências. Com direito à contação de histórias, exposição de desenhos, teatro (estátuas vivas e jornal da casa), dança e uma palestra informativa para os responsáveis dos educandos da Casa de Dom Bosco. Tudo foi feito pelos educandos a partir das diversas atividades oferecidas, com pesquisa de dados prévia, confecção de cartazes informativos, cenário e figurino, entre outros.   

 

Público: 100 pessoas (entre crianças, jovens e adultos) 

 

2º lugar 

  • Educador: Rodolpho Rodrigues da Silva (Professor de História) 

Local: Escola Estadual Otávio Soares de Arruda 

Prática Educativa: Consumo precoce de bebidas alcoólicas: Vamos 

transformar essa história? 

 

A prática educativa desenvolvida teve início com a leitura compartilhada de um texto produzido sobre o consumo de álcool na história. Em seguida, os estudantes foram convidados a elaborarem uma linha do tempo com informações sobre o consumo e a produção de bebidas alcoólicas. Após o compartilhamento das Linhas do Tempo, a classe refletiu e dialogou sobre as consequências do consumo precoce de álcool. A partir das atividades, cada estudante elaborou um texto reflexivo e um projeto de vida. Novamente, a classe refletiu conjuntamente e dialogou sobre o modo como o consumo de álcool é demonstrado pelos adolescentes nas redes sociais. Ao fim, os estudantes realizaram uma atividade para elaboração de diversas maneiras de diversão (sem o consumo de álcool) e realizaram um piquenique numa praça no entorno da escola. 

 

Público: 40 estudantes envolvidos diretamente  

 

3º lugar 

  • Educadora: Sandreli Gaioti Nery (Professora de Artes) 

Local: CE SESI 101 – Mendel Steinbruch 

Prática Educativa: Refletindo pela vida 

 

Os alunos do terceiro ano do ensino médio foram convidados a pesquisarem e desenvolverem trabalhos a partir do tema “Consumo de bebida alcoólica na adolescência”. Como resultado, um grupo de estudantes realizou uma pesquisa com salas de aula do ensino fundamental II e médio, outro grupo apresentou uma peça de teatro e outro desenvolveu uma paródia de música. Após as apresentações dos resultados, o tema e seus desdobramentos foram e debatidos entre os colegas. 

         

Público: 200 estudantes entre ensino fundamental II e médio  

 

 4º lugar 

  • Educadora: Ana Paula Castro (voluntária) 

Local: Projeto Skate Equilíbrio 

Prática Educativa: Skate e Consumo precoce de álcool  

 

Foram realizadas atividades temáticas associando a prática do skate e o consumo de bebidas alcoólicas. Além de um debate inicial, os adolescente foram convidados a elaborarem desenhos que representassem seus pontos de vista sobre o assunto. Posteriormente, alguns desenhos selecionados serviram de inspiração para o ilustrador Cicatriz, que elaborou imagens que foram estampadas em novos skates produzidos.  

 

Público: 300 adolescentes  

 

 

 

5º lugar 

  • Educadora: Eliane Batista Lopes (Professora de Ciências e Matemática e Vice-PEF) 

Local: Escola Estadual Monsenhor Nazareno Maggi e Escola Estadual Dilecta C. Martinelli 

Prática Educativa: Motivos pelos quais o jovem menor de 18 anos não 

deve beber 

 

Na Escola Magi durante as aulas de Ciências, a base teórica foi desenvolvida por meio da apreciação e estudo dos materiais: DVD #SELIGA e #movimentopenochao. Os alunos representaram o conteúdo apreendido por meio de seminários, documentários, construção de cartazes, produção e apresentação de rimas. Na Escola Dilecta, a Orientação Técnica sobre o Projeto Cidade Responsável foi reproduzida em reuniões de ATPC- Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo, com a intenção de mobilizar professores para o desenvolvimento do Projeto. Quatro professoras desenvolveram o projeto com seus alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No evento “Um Dia Na Escola de Meu Filho”, do Programa Escola da Família, foi decidido trabalhar o tema por meio da “Balada Sem álcool”. Nesse evento foram mobilizados: o Grêmio Estudantil, Educadores Universitários, voluntários professores e alunos. Várias ONGs e voluntários da comunidade também estiveram presentes e apresentaram ao público algumas atividades desenvolvidas com seus associados. Durante o evento, o público foi orientado que o consumo de bebidas alcoólicas pode ocorrer somente após os dezoito anos de idade e deve ser feito com responsabilidade. 

 

Público: 550 pessoas entre adolescentes, jovens e adultos.