Entre pai e filho a tecnologia ChoppUP nasceu em 2012. Rodrigo Moreira observou conceitos similares nos Estados Unidos e Japão, e junto com seu pai, Djalma Moreira, desenvolveram e patentearam a tecnologia da chopeira eletrônica que tira o chope de baixo para cima, por meio de uma válvula instalada no copo. O controle via computador e aplicativo permite que o comerciante controle volume, temperatura, colarinho e a quantidade de chopes vendidos na noite. O Boletim CervBrasil foi conhecer a ChoppUP na hamburgueria Sliders, localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo.
“Não deve ser atrativo apenas aos olhos, quem opta por alugar uma ChoppUP consegue ter economia. Em períodos de máximo pico, quem opera com a ChoppUP vai ter a mesma produtividade do que seis pessoas operando seis torneiras comuns. Você programa o volume do copo e do colarinho e a ChoppUP repete. Tudo programado eletronicamente e conectado à internet. A gente, hoje, adapta a nossa válvula ChoppUP no fundo de praticamente qualquer copo. Opere em momentos de pico sem que haja desperdício na manipulação. Pelo aplicativo ou pelo computador você tem, mesmo à distância, o controle de quantos chopes saíram em seus empreendimentos.” afirma o sócio do empreendimento Gil Cajado de Oliveira.
“Nosso modelo de negócios é baseado na locação das máquinas para estabelecimentos que trabalham com chopp, e no posterior atendimento a estes estabelecimentos com serviços de dados, assepsias, suporte técnico e treinamentos”. A ChoppUP está expandindo a marca e estes serviços em escala nacional através de um programa de franquias. “Hoje temos representantes em São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Aracajú, Recife, Caxias do Sul, Natal e Belo Horizonte, e pretendemos atingir cobertura nacional ainda no 2º semestre de 2018”, afirma Gil.
O modelo de negócios foi oncebido de forma a maximizar a percepção e entrega de valor do cliente. “O cliente que aluga a ChoppUP recebe muito mais do que uma chopeira que enche por baixo, mas todo um novo conceito de tecnologia e serviços que otimizam a performance e o controle do chopp no ponto de venda – e os benefícios obtidos são muito maiores do que o valor da mensalidade que ele paga por ela. Ainda somos uma startup. Hoje já temos cerca de 12% do equity da empresa vendido para investidores – e faremos mais rodadas de investimento neste ano para assegurar o crescimento compassado com a demanda. Por conta disso, trazemos um ar profissional ao negócio desde sua origem. Todas as diretrizes do negócio são definidas com metas a serem cumpridas e garantias de retorno de lucratividade.”, afirma Bruno Salman, CFO da ChoppUp.
E quanto aos hambúrgueres? “Conhecemos uma hamburgueria em Nova Jersey que funciona há 50 anos e fica num lugar de apenas 40 metros quadrados. Ficamos ali meia hora, e notamos que eles venderem 70 lanches. Decidimos trazer o conceito para o Brasil, é um hambúrguer de apenas quatro ingredientes, pão, carne queijo e cebola, e tem que fazer a combinação perfeita. Esse é nosso segredo principal”, afirmo Bruno Jacob, sócio da Sliders. Seu parceiro na sociedade, Pedro Facchini, conta a experiência com o ChoppUP. “Para acompanhar, colocamos uma ChoppUp servindo um chope larger e um IPA. O sucesso foi instantâneo”, afirma.