CervBrasil e Secretaria de Estado da Educação assinam Protocolo de Intenções para aplicar o Projeto Cidade Responsável em escolas estaduais paulistas

/CervBrasil e Secretaria de Estado da Educação assinam Protocolo de Intenções para aplicar o Projeto Cidade Responsável em escolas estaduais paulistas
CervBrasil e Secretaria de Estado da Educação assinam Protocolo de Intenções para aplicar o Projeto Cidade Responsável em escolas estaduais paulistas 2018-06-21T16:17:54+00:00

A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo assinam na sexta-feira, 1º de setembro, Protocolo de Intenções para implementar, por meio de ações voluntárias, o Projeto Cidade Responsável em escolas estaduais. Participam da assinatura do Protocolo o secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, e o diretor executivo da CervBrasil, Paulo Petroni. 

 

O Projeto prevê incentivo ao desenvolvimento de ações para a inibição do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, envolvendo o Programa Escola da Família e os Professores Mediadores Comunitários em Escolas Estaduais de três regiões do Estado de São Paulo que contemplam seis Diretorias Regionais: Americana, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Diadema e São José do Rio Preto. As seis Diretorias Regionais que têm o Programa Escola da Família e Professores Mediadores  Comunitários totalizam 255 escolas estaduais. 

 

Ainda de acordo com o Protocolo de Intenções, serão realizadas formações para Professores Mediadores Comunitários, e para vice-diretores do Programa Escola da Família a partir do material Movimento Pé no Chão, e   conteúdos elaborados exclusivamente para este fim.  

 

Para estimular o engajamento de estudantes e professores, será lançado o Concurso Cultural Cidade Responsável para as escolas das três regiões, compreendidas pelas seis Diretorias de Ensino.  

 

Conforme a descrição das etapas de execução previstas no programa, as Diretorias de Ensino envolvidas, a equipe do Projeto Cidade Responsável, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação, trabalharão no plano de ação, adequando-os aos diferentes contextos de cada região.  

 

Além da pesquisa, a ser aplicada antes do início e ao término das ações, o Projeto Cidade Responsável oferecerá capacitação e conteúdo de EAD que será desenvolvido pela empresa StoryMax. 

 

Após o período de capacitações, haverá distribuição de material e compartilhamento do tema do Projeto com todos os profissionais das escolas, será lançado o Concurso Cultural Cidade Responsável, que se estende aos estudantes e educadores, compreendendo os Professores Mediadores Comunitários, Professores Regulares, Educadores Universitários das escolas-sede do projeto. Após o término do Concurso, um evento de premiação e encerramento do Projeto será organizado em cada região.  

 

Escolas estaduais convidadas para o Projeto Cidade Responsável 

 

Escolas com Programa Escola da Família 

Americana: 39 escolas 

Diadema: 19 escolas 

Mauá: 26 escolas 

Santo André: 13 escolas 

São Bernardo do Campo: 24 escolas 

São José do Rio Preto: 14 escolas  

Total de 135 com PEF 

 

Escolas com Programa Mediadores e Comunitários 

Americana: 13 escolas 

Diadema: 08 escolas 

Mauá: 36 escolas 

Santo André: 20 escolas 

São Bernardo do Campo : 29 escolas 

São José do Rio Preto: 14 escolas 

Total de 120 com PMeC 

 

Total: 255 escolas estaduais em 6 Diretorias de Ensino 

 

Sobre o Projeto Cidade Responsável  

Lançado em 2014, o Projeto Cidade Responsável é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), que reúne as quatro maiores fabricantes da bebida do país. Desde 2016 o Projeto Cidade Responsável é parte integrante do Programa Interamericano de Prevenção da Violência e da Criminalidade da OEA (Organização dos Estados Americanos). O Projeto Cidade Responsável tem como objetivo inibir o consumo precoce de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos no perímetro de uma cidade. Desde então, o Projeto já foi implementado nos municípios de Fernandópolis (SP), São Bernardo do Campo (SP) e, atualmente, em Americana (SP). Além de atuar no campo de Educação, o Projeto prevê outras cinco frentes de atuação: Saúde, Comunidade (que reúne as Secretarias de Cultura, Esporte, Assistência Social e a Sociedade Civil), Compra e Consumo (que agrega os órgãos responsáveis pelo trabalho de fiscalização, como a Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Procon e outros), Comunicação e Parcerias.