O Projeto Cidade Responsável Americana realizou, no dia 12 de agosto, evento em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, com diversas atrações na Praça da Fraternidade, no Bairro Jardim da Paz.
Passaram pela praça, das 10h às 18h, cerca de 3 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que puderam desfrutar de atividades em prol do esporte e da cultura, além de muita orientação sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos.
O evento contou com o apoio da Gama, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Ambulatório de DST/AIDS, que no período atendeu cerca de 20 pessoas para realização de testes rápidos. A equipe da Secretaria de Saúde fez apresentação de teatro de fantoches para as crianças com orientações de como combater a dengue.
A Concessionária CCR AutoBAn, também esteve presente com equipe da ARTESP, a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo, com o equipamento Rodovirtua, em que, por meio de um óculos de realidade virtual, o visitante podia presenciar os resultados nada favoráveis da combinação entre direção e consumo bebidas alcoólicas.
A equipe do Parkour Americana fez oficinas com as crianças e adolescentes, bem como os orientadores de Slakline, tiveram a participação de praticantes e monitoramento das crianças que estavam no local para se divertir. A turma de Atividade de Força levou um caminhão com uma carcaça de carro na caçamba, que era utilizado como teste de força, bem como pneus de trator e caminhão. Entre outras ONGs de Americana presentes no evento estiveram Projeto Skate Equilíbrio e Hip Hip Social Club, além dos grupos Pânico Crew e Abadá Capoeira.
No palco montado exclusivamente para o evento, passaram além de atletas e jovens competidores, duas bandas da cidade: Banda Batucada e Banda Plena. O campeão mundial do skate vertical, Rony Gomes, marcou presença na pista e, no palco, deu uma palavra de incentivo para todos os jovens presentes.
Com apoio da Acia, o projeto Cidade Responsável Americana distribui mais de cem kits lanches para as crianças que participaram do campeonato infantil e mirim de futebol, com a entrega de 80 medalhas e 2 troféus. Foram entregues mais de 10 troféus para os campeonatos de skate, patins, BMX, rima e break, além de prêmios para os três primeiros colocados em cada categoria.
Também foram disponibilizadas pelo Projeto Cidade Responsável Americana mais de cem latas de tintas spray, para revitalização da pista de skate e a prática do graffiti. Além disso, foram distribuídos gratuitamente mais de dois mil sorvetes para toda comunidade presente no evento.
Confira abaixo os vencedores das principais categorias do Dia Internacional da Juventude.
SKATE
Street
1º colocado. Renato Gardena
2º colocado. He Man
3º colocado. Willian Alex Forlim
Vert:
1º colocado. Carlos Chaolin
2º colocado. Pedro Luis
3º colocado. Marcos Vinícius
PATINS
1º colocado. Luciano Nogueira
2º colocado. Lucas Garbin
3º colocado. Giovanni Toledo
BMX
1º colocado. Ronaldo Stoppa Vicente
2º colocado. Guilherme Souza
3º colocado. Douglas Silva
BREAK
1º colocado. Leandro Lins
2º colocado. Tiago Eugenio
3º colocado. Diego Malagutti
4º colocado. Julio Ganeo
MCs
1º colocado. Hiago Rocha
2º colocado. Joao Nascimento
O Projeto Cidade Responsável Americana
O Projeto Cidade Responsável Americana é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) – entidade formada pelos quatro maiores fabricantes de cerveja no Brasil – Ambev, Brasil Kirin Grupo Petrópolis e HEINEKEN Brasil. O objetivo é incentivar os municípios a terem um conjunto de práticas preventivas para inibir o consumo de álcool por menores de 18 anos. O Projeto Cidade Responsável já foi aplicado nos municípios de Fernandópolis (SP) e São Bernardo do Campo (SP).
Para alcançar o público-alvo, jovens menores de 18 anos e, para atingir o objetivo de inibir o consumo de álcool por menores de idade, o Projeto Cidade Responsável foi previamente estruturado em duas frentes de ação: conscientização e fiscalização. A partir do projeto-piloto e do escopo geral, as ações foram divididas em seis pilares de atuação: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação. Para cada pilar foram previstas capacitações e ações específicas, de acordo com seu público-alvo e objetivos estratégicos.