“A indústria de cerveja na América Latina é muito focada na redução do consumo de água e energia”

/“A indústria de cerveja na América Latina é muito focada na redução do consumo de água e energia”
“A indústria de cerveja na América Latina é muito focada na redução do consumo de água e energia” 2018-06-21T15:11:21+00:00

De acordo com José Manuel Juanatey, secretário-geral da Cerveceros Latinoamericanos, entidade atualmente composta por cervejarias de 18 países da América Latina, incluindo o Brasil, o setor cervejeiro está muito focado na redução do consumo de água em toda região latino-americana, 

“Não existe indústria de cerveja na América Latina que não tenha reduzido visivelmente o consumo de água e energia. Nós reduzimos nosso consumo de água e contribuímos com os agentes públicos, agências de cooperação multilaterais e organizações não governamentais para a conservação das fontes de água”, afirma Juanatei. 

O executivo afirma ainda que a indústria cervejeira é pioneira na América Latina no tratamento de efluentes e resíduos. “Quando ainda não havia qualquer legislação sobre estas questões em qualquer país da América Latina, a indústria cervejeira já estava atuando nesse sentido”, diz. 

Para o executivo, os esforços também são grandes para se poupar energia elétrica por meio de soluções térmicas e na procura de eficiência das embalagens para reduzir o impacto ambiental. Por exemplo, usando a menor quantidade possível de vidro e alumínio. “A indústria também tem promovido a reutilização e reciclagem de embalagens. Este compromisso com o meio ambiente é bom para a indústria, para os países em que atuam e suas respectivas economias. 

Cervejarias brasileiras também são referência na redução do consumo de água 

O setor cervejeiro brasileiro possui uma atuação histórica na promoção do uso sustentável e na redução dos índices de utilização da água em seus processos produtivos 

As associadas da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) – que juntas representam 96% do mercado cervejeiro no país – possuem importantes projetos de preservação de mananciais e bacias hidrográficas, de tratamentos de efluentes e programas de reuso da água aplicada no processo industrial.  

Todo o cuidado garante não apenas a qualidade da água e da cerveja, como também minimiza os riscos de que o setor encare eventuais desabastecimentos.  

“Grande parte das 52 fábricas de cerveja instaladas no Brasil estão localizadas em regiões com baixo risco, ou seja, em áreas que possuem poços artesianos de amplos lençóis freáticos ou de rios com tratamento, com pouquíssima dependência do sistema público”, explica Paulo de Tarso Petroni, diretor-executivo da CervBrasil.  

Atualmente, a indústria cervejeira utiliza em média 4,5 litros de água para cada litro de bebida produzida. A meta é que todo o setor reduza ainda mais o consumo e atinja a marca de 3,61 litros de água a cada litro de cerveja produzido nos próximos anos, patamar que já é realidade em algumas fábricas.  

Para atingir este resultado são adotadas boas práticas, como o reaproveitamento de água durante o processo produtivo (recirculação) e a captação de água da chuva. Esta água captada passa por estação de tratamento e é usada, por exemplo, para a lavagem de maquinários; o que não tem qualquer relação com a formulação do produto, preparado com água e ingredientes de alta qualidade. 

As associadas da CervBrasil também possuem importantes ações na preservação de bacias hidrográficas por meio de um projeto próprio e pela participação no Comitê de Bacias Hidrográficas, comandado pela Agência Nacional de Águas (ANA).  

Outras ações em prol da economia de água realizadas pelo setor cervejeiro:  

+Análises laboratoriais diárias da qualidade do efluente tratado e corpo receptor  

+Captação de água respeitando a capacidade dos mananciais e autorizações dos órgãos ambientais (Sustentabilidade Hídrica)  

+Estudos e pesquisas direcionadas +Instalação de equipamentos de controle  

+Prevenção de contaminações da água  

+Desenvolvimento de Programa de Conservação da Água  

+Treinamentos com os colaboradores sobre consumo de água  

+Restauração florestal para proteção de nascentes