Brasil atinge a marca de mil cervejarias registradas

/, Sem categoria/Brasil atinge a marca de mil cervejarias registradas

Com média de registros de duas novas cervejarias a cada três dias no país, um pouco acima da verificada em 2018, o Brasil acaba de atingir, segundo o MAPA, a marca de mil cervejarias em território nacional. Segundo publicação da Folha de São Paulo, a fábrica de numero mil no país é a Cervejaria Artesanal Mascarenhas, registrada na cidade de Lauro de Freitas na Bahia, que funciona como Brewpub em paralelo com atendimento ao varejo.

Desde 2014 o registro de novas cervejarias no Brasil tem ficado acima de 100 unidades de produção por ano, devido ao fenômeno das micro cervejarias que têm diversificado o mercado, tanto em relação a produtos quanto aos modelos de negócio aplicados ao setor.

Após o ano de 2018 terminar com 889 cervejarias, já era esperado que o ano de 2019 atingisse a marca de mil fábricas.

Com 111 fábricas registradas em 150 dias no início deste ano, a média de abertura de duas cervejarias a cada três dias, cerca de 22 por mês,  se apresenta superior a do ano passado, equivalente a uma cervejaria a cada 2 dias.

Com a extensão da recessão econômica, o ano atual será um um grande teste de manutenção desta taxa de crescimento de registros. Apesar de dados mais aprofundados serem escassos, há ainda uma grande oportunidade de crescimento nos modelos de cervejaria de venda direta (brewpubs e taprooms), principalmente por estes dependerem de menores níveis de investimento e por apresentarem um nível de experiência ainda desconhecido para o público de determinadas regiões, com potencial de apelo a consumidores ainda com renda disponível.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, as marcas independentes que produzem cerveja artesanal são as responsáveis por essa expansão. “As grandes fábricas multinacionais não anunciaram um número significativo de novas plantas neste período. Por outro lado, ganharam notoriedade, espaço de gôndola e conquistaram o consumidor as empresas que prezam por um produto de qualidade, com matérias-primas superiores e atributos sensoriais que essas marcas não entregam”, declara o presidente.

Pela análise quantitativa do Mapa, a explosão no número de cervejarias aconteceu na última década, de uma forma ainda mais intensa de cinco anos para cá. De 1999 até 2009, a quantidade de fábricas saltou de 192 para 255, registrando uma ampliação de 32,8%. Já de 2009 para 2019, o salto chegou a mil, um crescimento de 292,1%.

Caso a taxa de crescimento observada no início deste ano se mantenha, o país terminaria 2019 com 243 novas cervejarias, totalizando o número de 1.132 unidades de produção.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/06/com-2-novas-fabricas-a-cada-3-dias-brasil-chega-a-marca-de-mil-cervejarias.shtml

2019-06-10T12:32:21+00:00 10/06/19|