Brasil avança na diminuição do consumo per capita de álcool, segundo OMS

//Brasil avança na diminuição do consumo per capita de álcool, segundo OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de divulgar o relatório de Estatísticas Mundiais de Saúde 2017, contendo dados dos 194 Estados-Membros da entidade, e com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A boa notícia vem do Brasil, o país reduziu em 10% o consumo per capita de álcool puro em 6 anos, de 8,7 litros em 2010 para 7,8 litros em 2016.  O dado mostra que, em média, cada brasileiro acima de 15 anos deixou de beber cerca de uma dose (o equivalente a uma lata de cerveja de 350 ml, ou uma taça de vinho de 150 ml ou uma dose de bebida destilada de 45 ml) por semana.

É um passo importante para o país atingir a meta global proposta pela OMS: redução de 10% do uso nocivo do álcool até 2025, no entanto continua  acima da média mundial (6,4 litros).

A CervBrasil trabalha em conjunto com a Organização dos Estados Americanos (OEA) por meio do Projeto Cidade Responsável,  que  tem levado  para municípios conscientização para o combate ao consumo de álcool por menores de 18 anos. O projeto já esteve presente nos municípios de Fernandópolis (SP), São Bernardo do Campo (SP) e  Americana (SP).

Durante este período, o projeto já capacitou mais de 4 mil pessoas, entre profissionais  dos setores que formam seus pilares de atuação: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação .

Atualmente, o Projeto Cidade Responsável capacita professores e oferece materiais pedagógicos para a em seis Diretorias Regionais de educação do Estado De São Paulo: Americana, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Diadema e São José do Rio Preto. Ao todo serão envolvidas 300 escolas estaduais, presentes em 24 municípios.

2018-08-06T16:16:53+00:00 31/07/18|