Projeto Cidade Responsável realiza pesquisa com jovens de Americana; levantamento aponta cenário de consumo de bebidas alcoólicas por jovens menores de 18 anos

/Projeto Cidade Responsável realiza pesquisa com jovens de Americana; levantamento aponta cenário de consumo de bebidas alcoólicas por jovens menores de 18 anos
Projeto Cidade Responsável realiza pesquisa com jovens de Americana; levantamento aponta cenário de consumo de bebidas alcoólicas por jovens menores de 18 anos 2018-06-21T15:50:51+00:00

Projeto Cidade Responsável Americana define o plano de trabalho para 2017, de conscientização sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por jovens menores de 18 anos na cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Americana, com a presença de representantes de diversas áreas educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, juventude, ambiental, GAMA, ACIA e COMAD. 

 

O plano de trabalho é baseado em pesquisa com 970 alunos dos ensinos Médio e Fundamental de Americana, de escolas públicas, privadas e técnicas, na faixa dos 12 aos 17 anos, dos sexos masculino e feminino.  

 

A partir do levantamento, foi possível concluir o consumo de bebidas alcoólicas por jovens americanenses menores de 18 anos. 

 

Na pesquisa orientada pelo Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) com instrumento de aplicação realizada pela empresa Lean Survey, a idade média de adolescentes que já experimentou bebida alcóolica em Americana se assemelha a idade média nacional: 13 anos.  

Da base de 970 jovens entrevistados, 69% dos jovens americanenses admitiram ter consumido alguma bebida alcoólica nos últimos 30 dias, sendo o percentual nacional é de 79%. A pesquisa também aponta que a classe social não afeta o consumo recorrente de bebida alcoólica por parte dos menores de 18 anos. 

Outro dado relevante é referente à compra de bebidas alcoólicas: 27% dos adolescentes entrevistados de 12 anos afirmaram já terem comprado bebida alcoólica; entre os adolescentes de 17 anos, este dado sobe para 61%, o que revela ser muito comum a não solicitação do RG no ato da venda de bebida alcoólica na cidade.  

O Projeto Cidade Responsável Americana 

O Projeto Cidade Responsável Americana é uma iniciativa da CervBrasil a partir do desejo de incentivar os municípios a terem um conjunto de práticas preventivas para inibir o consumo de álcool por menores de 18 ano, onde deverá trabalhar com estudantes de todas as classes sociais, de escolas públicas e particulares. 

 

Para alcançar o público-alvo, jovens menores de 18 anos e, para atingir o objetivo de inibir o consumo de álcool por menores de idade, o Projeto Cidade Responsável foi previamente estruturado em duas frentes de ação: conscientização e fiscalização. A partir do projeto-piloto e do escopo geral do projeto, as ações foram divididas em seis pilares de atuação: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.  

 

O projeto Cidade Responsável é parte integrante do Programa Interamericano de Prevenção da Violência e da Criminalidade da OEA (Organização dos Estados Americanos).  

 

Sobre a CervBrasil 

 

Criada em de maio de 2012, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) reúne as quatro maiores fabricantes da bebida do país, que respondem por cerca de 96% do mercado. Desde sua fundação, a entidade trabalha em prol do interesse comum das empresas em fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico nacional. A entidade tem como missão incentivar o desenvolvimento sustentável do setor cervejeiro brasileiro. Entre seus pilares de atuação estão a contribuição socioeconômica e o consumo responsável. 

 

“O Projeto Cidade Responsável Americana deseja engajar todos os setores de toda sociedade civil. Este é um problema que todos devemos combater. É preciso que sejamos todos responsáveis. Esta é uma causa na qual toda sociedade deve se engajar”, afirma Paulo Petroni, diretor executivo da CervBrasil.