O que o Jovem tem a dizer sobre a bebida alcóolica?

/O que o Jovem tem a dizer sobre a bebida alcóolica?
O que o Jovem tem a dizer sobre a bebida alcóolica? 2018-06-21T15:19:07+00:00

Projeto Cidade Responsável leva para jovens de Fernandópolis, São Bernardo do Campo e Americana a questão do consumo responsável e a importância da proibição da bebida para menores de 18 anos 

O que o jovem tem a dizer sobre bebida alcoólica? Não seria o momento de ouvir o que ele tem a dizer e quais são suas experiências sobre o assunto. 

Desde que foi criado em 2014 na cidade de Fernandópolis, interior de São Paulo, o projeto Cidade Responsável – uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja para promover o consumo consciente – tem interagido com jovens e levado para alunos de escolas de 13 a 17 anos a mensagem da importância do não consumo antes dos 18 anos, totalmente prejudicial à formação do adolescente. 

Outros pontos discutidos é a importância do consumo moderado por adultos e o diálogo constante entre pais e filhos sobre o tema. 

Atualmente o Projeto Cidade Responsável está em sua cidade de atuação, em São Bernanrdo do Campo. 

Projeto Cidade Responsável São Bernardo do Campo  

O projeto vem sendo colocado em prática em São Bernardo desde o início de 2015. Para alcançar o público-alvo, Projeto Cidade Responsável – que conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo – possui ações em seis pilares: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.  

 

Entre as atividades já realizadas estão capacitações para a rede de saúde, da assistência social, educação, esporte e juventude, ações de fiscalização e conscientização, e da realização do Dia do Juventude. Nesse próximo mês, o projeto Cidade Responsável lança um Concurso Cultural direcionado a educadores e jovens de 13 a 17 anos residentes no município. 

 

O Cidade Responsável São Bernardo do Campo tem o apoio dos sindicatos regionais de bares, restaurantes, confeitarias, panificadoras, lojas de conveniências, supermercadistas, hotéis, empresas de hospedagem e alimentação e outras organizações sociais 

 

Algumas das ações previstas são a distribuição de materiais educativos em pontos de venda de bebidas, sensibilização sobre o tema e capacitação de professores, agentes de saúde, garçons, proprietários de bares e restaurantes, representantes de ONGs e assistentes sociais, assim como técnicos das áreas de Esporte e Cultura.  

Também está previsto o programa Beber Só Se For Legal, que fará a distribuição de amplo material educativo, na forma de outdoors, cartazes e adesivos e em pontos de venda de bebidas, como bares. 

Projeto Cidade Responsável Fernandópolis 

O projeto foi lançado no final de 2014 em Fernandópolis (SP) onde em todas as escolas do ensino médio foi realizada a Semana de Capacitações com participação de diretores e professores de escolas públicas e particulares, lideranças de organizações sociais, assistentes sociais, entre outros. 

A apresentação do projeto foi feita para todos os públicos, a fim de contextualizar todos e compartilhar objetivos e ações previstas. Em primeira instância realizou-se a apresentação do projeto, seguida do conteúdo básico de prevenção e atividades focadas em cada área.  

 

Em seguida à Semana de Capacitações, o Comitê Gestor e Subcomissões de Fernandópolis apresentou o projeto para Conselheiros Municipais e presidentes de bairro, para que eles possam assim, aprovar o projeto, principalmente, perante a articulação com bares e estabelecimentos comerciais.  

Após as capacitações, houve o lançamento do Concurso de Ações Culturais e Concurso de Práticas Pedagógicas, voltados a estudantes e professores, respectivamente. No total, foram: 

  • 23 projetos inscritos
  • Envolvimento de 100% das escolas públicas de Ensino e Fundamental II e Médio

 

O Programa de Extensão Jovem Responsável da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) foi lançado. O objetivo do programa é o tratamento dos menores de 18 anos encaminhados pelas diversas frentes do projeto, na Clínica-Escola do Curso de Psicologia, envolvendo 25 estudantes-estagiários. 

 

PEÇA 

 

No projeto Cidade Responsável Fernandópolis foram realizadas, entre abril e agosto de 2014, em torno de 50 apresentações da peça de teatro #SELIGA em 100% das escolas públicas de Ensino Fundamental II e Médio da cidade. 

  • Foram envolvidos mais de4mil estudantes e 200 professores e funcionários.