No Dia Internacional do Consumo Responsável, Cervbrasil reforça campanha pelo controle de doses de bebidas alcoólicas

/No Dia Internacional do Consumo Responsável, Cervbrasil reforça campanha pelo controle de doses de bebidas alcoólicas
No Dia Internacional do Consumo Responsável, Cervbrasil reforça campanha pelo controle de doses de bebidas alcoólicas 2018-06-21T16:26:55+00:00

Dirigido ao público jovem maior de 18 anos, filme ‘Conte suas doses’ alerta para os perigos do consumo nocivo de bebidas alcoólicas 

São Paulo, 14 de setembro de 2017 – A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CERVBRASIL), que reúne três das maiores fabricantes de cerveja do país – Ambev, Grupo Petrópolis e HEINEKEN Brasil – reforça a campanha  lança a campanha ‘Conte suas doses’, por ocasião do Dia Internacional do Consumo Responsável, celebrado nesta sexta-feira, dia 15 de setembro. 

Desenvolvido em conjunto pelas agências Lynx e The Aubergine Panda, o filme está disponível no Canal do Youtube da CervBrasil e pode ser conferido pelo link http://goo.gl/1lyNaS 

“Quantas doses você vai beber hoje?” é a pergunta que dá início ao vídeo. Em seguida, o público é instruído a utilizar os números do teclado ou as orientações na tela do YouTube para escolher entre uma a nove doses.  

Da primeira à nona dose, a situação da personagem muda de acordo com o efeito causado pela quantidade de álcool no organismo, passando de um passeio pela balada sorrindo, curtindo com os amigos (uma dose) até o black out, acarretado pelo consumo excessivo (nove doses).  

Com a hashtag #BoraContarUma, a campanha aproxima-se dos jovens e os estimula a contar as suas doses e a não beber em demasiado, alertando sobre o consumo consciente e inteligente de bebidas alcoólicas.  

Para determinar os efeitos das doses de álcool no organismo e produzir o filme, foram utilizados dados da Organização Mundial da Saúde, que estabelece que, para se evitar problemas com o álcool, o aceitável é até quatro doses para as mulheres e cinco doses para os homens, em uma única ocasião.  

Uma dose equivale a uma latinha de cerveja (350 ml), que é igual a um copinho de cachaça (30 ml) ou uma taça de vinho (100 ml). Cada bebida tem seu teor alcoólico, por isso beber uma lata de cerveja pode ser a mesma coisa que beber um copinho de cachaça ou uma taça de vinho, se as bebidas forem consumidas na mesma referencia de espaço de tempo. Em média, o corpo demora uma hora para metabolizar uma única dose de álcool. 

Álcool e Sistema Nervoso Central 

De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), o  álcool atua como um depressor de muitas ações no Sistema Nervoso Central (SNC) e seus efeitos sobre este são dose-dependentes . 

Em pequenas quantidades, o álcool promove desinibição, mas com o aumento desta concentração, o indivíduo passa a apresentar uma diminuição da resposta aos estímulos, fala pastosa, dificuldade à deambulação, entre outros. Em concentrações muito altas, ou seja, maiores do que 0.35 gramas/100 mililitros de álcool, o indivíduo pode ficar comatoso ou até mesmo morrer. A Associação Médica Americana considera como uma concentração alcoólica capaz de trazer prejuízos ao indivíduo 0.04 gramas de álcool/100 mililitros de sangue. 

 

Sobre o filme 

Com direção e fotografia de Marcos Alberti, o filme mostra a evolução gradativa do efeito do álcool no organismo, a partir da perspectiva do olhar da balada. A narrativa foi escolhida para criar uma identificação do público alvo da campanha com o tema, com uma abordagem interativa, que reforça que o poder de decisão está nas mãos do espectador. 

Ficha Técnica  

 

Título: Conte suas doses 

Duração: 1″30 

Anunciante: CERVBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja) 

Produto: Dia do Consumo Responsável 

Agências: Lynx Consultoria e The Aubergine Panda 

Direção de Criação: Valéria Desideri 

Criação: Thiago Tostes, Letícia Figueiredo, Dadi Petrolio 

Atendimento: Bettina Grajcer, Melissa Guerra, Sofia Mogharbel, Paulo Azevedo 

Mídia: Lívia Montemor, Carolina Beltrão 

 

Produtora do filme: P7Filmes 

Direção: Marcos Alberti 

Fotografia: Marcos Alberti 

Produção executiva: Renato Vulcano 

Atendimento: Melina Saldanha 

Montagem: Junior Dantas 

Finalização: André Vieira 

Aprovação: Claudia Dalmati 

 

Sobre a Lynx 

Criada em 2005, a Lynx Consultoria atua na criação e implantação de projetos socioambientais, tendo como um de seus focos prioritários a prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida. Em 2011, elaborou e implantou o Movimento pé no chão, projeto de prevenção do consumo de álcool por menores de idade em parceria com as secretarias da Saúde e da Educação e com a subsecretaria de comunicação do Governo do Estado de Paulo. 

 

Sobre a The Aubergine Panda 

 

A The Aubergine Panda é uma agência que une criatividade, inteligência de dados e tecnologia para realizar projetos inovadores e otimizar resultados. Campanhas de marketing de conteúdo, mídia, gestão de redes sociais, estratégia de reverberação e engajamento estão no portfólio da agência, que também cria e desenvolve aplicativos e plataformas digitais. Fundada em 2010, conta com uma equipe de 50 colaboradores e tem entre seus clientes Grupo Kroton, Grupo JCA, Tabasco®, Bayer, EY, Carglass e Oracle.