Dirigido ao público jovem maior de 18 anos, filme ‘Conte suas doses’ alerta para os perigos do consumo nocivo de bebidas alcoólicas
São Paulo, 14 de setembro de 2017 – A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CERVBRASIL), que reúne três das maiores fabricantes de cerveja do país – Ambev, Grupo Petrópolis e HEINEKEN Brasil – reforça a campanha lança a campanha ‘Conte suas doses’, por ocasião do Dia Internacional do Consumo Responsável, celebrado nesta sexta-feira, dia 15 de setembro.
Desenvolvido em conjunto pelas agências Lynx e The Aubergine Panda, o filme está disponível no Canal do Youtube da CervBrasil e pode ser conferido pelo link http://goo.gl/1lyNaS.
“Quantas doses você vai beber hoje?” é a pergunta que dá início ao vídeo. Em seguida, o público é instruído a utilizar os números do teclado ou as orientações na tela do YouTube para escolher entre uma a nove doses.
Da primeira à nona dose, a situação da personagem muda de acordo com o efeito causado pela quantidade de álcool no organismo, passando de um passeio pela balada sorrindo, curtindo com os amigos (uma dose) até o black out, acarretado pelo consumo excessivo (nove doses).
Com a hashtag #BoraContarUma, a campanha aproxima-se dos jovens e os estimula a contar as suas doses e a não beber em demasiado, alertando sobre o consumo consciente e inteligente de bebidas alcoólicas.
Para determinar os efeitos das doses de álcool no organismo e produzir o filme, foram utilizados dados da Organização Mundial da Saúde, que estabelece que, para se evitar problemas com o álcool, o aceitável é até quatro doses para as mulheres e cinco doses para os homens, em uma única ocasião.
Uma dose equivale a uma latinha de cerveja (350 ml), que é igual a um copinho de cachaça (30 ml) ou uma taça de vinho (100 ml). Cada bebida tem seu teor alcoólico, por isso beber uma lata de cerveja pode ser a mesma coisa que beber um copinho de cachaça ou uma taça de vinho, se as bebidas forem consumidas na mesma referencia de espaço de tempo. Em média, o corpo demora uma hora para metabolizar uma única dose de álcool.
Álcool e Sistema Nervoso Central
De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), o álcool atua como um depressor de muitas ações no Sistema Nervoso Central (SNC) e seus efeitos sobre este são dose-dependentes .
Em pequenas quantidades, o álcool promove desinibição, mas com o aumento desta concentração, o indivíduo passa a apresentar uma diminuição da resposta aos estímulos, fala pastosa, dificuldade à deambulação, entre outros. Em concentrações muito altas, ou seja, maiores do que 0.35 gramas/100 mililitros de álcool, o indivíduo pode ficar comatoso ou até mesmo morrer. A Associação Médica Americana considera como uma concentração alcoólica capaz de trazer prejuízos ao indivíduo 0.04 gramas de álcool/100 mililitros de sangue.
Sobre o filme
Com direção e fotografia de Marcos Alberti, o filme mostra a evolução gradativa do efeito do álcool no organismo, a partir da perspectiva do olhar da balada. A narrativa foi escolhida para criar uma identificação do público alvo da campanha com o tema, com uma abordagem interativa, que reforça que o poder de decisão está nas mãos do espectador.
Ficha Técnica
Título: Conte suas doses
Duração: 1″30
Anunciante: CERVBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja)
Produto: Dia do Consumo Responsável
Agências: Lynx Consultoria e The Aubergine Panda
Direção de Criação: Valéria Desideri
Criação: Thiago Tostes, Letícia Figueiredo, Dadi Petrolio
Atendimento: Bettina Grajcer, Melissa Guerra, Sofia Mogharbel, Paulo Azevedo
Mídia: Lívia Montemor, Carolina Beltrão
Produtora do filme: P7Filmes
Direção: Marcos Alberti
Fotografia: Marcos Alberti
Produção executiva: Renato Vulcano
Atendimento: Melina Saldanha
Montagem: Junior Dantas
Finalização: André Vieira
Aprovação: Claudia Dalmati
Sobre a Lynx
Criada em 2005, a Lynx Consultoria atua na criação e implantação de projetos socioambientais, tendo como um de seus focos prioritários a prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida. Em 2011, elaborou e implantou o Movimento pé no chão, projeto de prevenção do consumo de álcool por menores de idade em parceria com as secretarias da Saúde e da Educação e com a subsecretaria de comunicação do Governo do Estado de Paulo.
Sobre a The Aubergine Panda
A The Aubergine Panda é uma agência que une criatividade, inteligência de dados e tecnologia para realizar projetos inovadores e otimizar resultados. Campanhas de marketing de conteúdo, mídia, gestão de redes sociais, estratégia de reverberação e engajamento estão no portfólio da agência, que também cria e desenvolve aplicativos e plataformas digitais. Fundada em 2010, conta com uma equipe de 50 colaboradores e tem entre seus clientes Grupo Kroton, Grupo JCA, Tabasco®, Bayer, EY, Carglass e Oracle.