Indústria da cerveja aposta na sustentabilidade

/Indústria da cerveja aposta na sustentabilidade
Indústria da cerveja aposta na sustentabilidade 2018-06-21T15:17:52+00:00

Cervejarias se destacam em ações como reuso da água, reciclagem de insumos e preservação de bacias hidrográficas 

As cervejarias associadas da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) – que juntas representam 96% do mercado cervejeiro no país- possuem importantes projetos para preservação do meio ambiente 

Número cada vez maior de empresas realiza ações para preservar o meio ambiente no Brasil. E as cervejarias são pioneiras nesta área. O setor está perto de atingir a meta de “lixo zero” em seus processos produtivos graças a um trabalho desenvolvido há mais de uma década pelos grandes fabricantes. 

De fato, os maiores fabricantes do país já registram índice de pelo menos 98% na reciclagem de resíduos gerados na produção de cerveja. Além disso, os subprodutos do processo industrial deixaram de ser um problema ambiental para se tornar fonte de renda. 

São usados na alimentação de rebanhos, por exemplo, resíduos como o bagaço de malte – que é aquela massa de grãos moídos e fervidos com lúpulo da primeira etapa de produção da cerveja.  Já o fermento e a levedura são reaproveitados na fabricação de aromatizantes e outros derivados. 

Tudo isso reduz a menos de 2% o volume de perda de subprodutos. Da mesma forma, são promovidas ações como a redução do consumo de água e energia, além do tratamento dos efluentes – que são os líquidos oriundos da limpeza das caldeiras, tanques, filtros e garrafas de vidro. 

Considerando que a água representa 95% da composição da cerveja, as empresas de setor investem de forma contínua na redução do uso de recursos hídricos no processo industrial e em formas de reaproveitamento e devolução para a natureza. 

“Grande parte das fábricas de cerveja instaladas no Brasil estão localizadas em regiões com baixo risco, ou seja, em áreas que possuem poços artesianos de amplos lençóis freáticos ou de rios com tratamento, com pouquíssima dependência do sistema público”, explica Paulo Petroni, diretor-executivo da CervBrasil. 

Atualmente, a indústria cervejeira utiliza em média 4,5 litros de água para cada litro de bebida produzida. A meta é que todo o setor reduza ainda mais o consumo e atinja a marca de 3,61 litros de água a cada litro de cerveja produzido nos próximos anos, patamar que já é realidade em algumas fábricas.  

Para atingir este resultado são adotadas boas práticas, como o reaproveitamento de água durante o processo produtivo (recirculação) e a captação de água da chuva. Esta água captada passa por estação de tratamento e é usada, por exemplo, para a lavagem de maquinários; o que não tem qualquer relação com a formulação do produto, preparado com água e ingredientes de alta qualidade. O setor também realiza o replantio de árvores em áreas devastadas e de mananciais; e ajuda a despoluir bacias hidrográficas. 

Em paralelo ao esforço contínuo para a redução do consumo de água, o setor cervejeiro também busca constantemente melhorias dos processos fabris com vista às economias caloríficas e de energia elétrica, assim como à redução na emissão de CO2. 

No primeiro caso, os esforços se concentram em etapas como a recuperação de energia de procedimentos de fervura para pré-aquecimento; instalação de economizadores em caldeiras; substituição de resfriadores para aumento da eficiência de troca térmica; recuperação de energia do vapor; entre outros procedimentos. 

Já em prol da redução de emissão de CO2, há ações como o programa de compartilhamento de frotas, desenvolvimento de novos modelos de caminhões com melhor relação consumo/carga transportada, ampliação do uso de combustíveis com menor emissão, racionalização de rotas, são alguns exemplos das ações que vêm contribuindo para essa redução.