Pesquisa é resultado das ações do Projeto Cidade Responsável no município
O Projeto Cidade Responsável é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) – entidade formada pela quatro maiores cervejarias do país – Ambev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e HEINEKEN – a partir do objetivo de incentivar os municípios a terem um conjunto de práticas preventivas para inibir o consumo de álcool por menores de 18 anos, onde trabalha com estudantes de todas as classes sociais, de escolas públicas e particulares. O projeto é estruturado em seis pilares: Educação, comunidade, saúde, parcerias, compra e consumo e comunicação.
A iniciativa começou em 2014 na Cidade de Fernandópolis (SP). A escolha de Fernandópolis como o primeiro município se deu pelo fato de a cidade fazer trabalhos com crianças e adolescentes e por ter o juiz Dr. Evandro Pelarin mais atuante na vara da infância e juventude. O projeto Cidade Responsável foi então implantado em São Bernardo do Campo, em 2015 e 2016.
Em 2017, o projeto chegou à Americana (SP), na microrregião de Campinas, onde vem sendo implantado com uma série de capacitações nas redes de saúde e educação, além de parceiros como a vigilância sanitária e a guarda civil.
Em todas estas cidades foram realizadas distribuição de materiais educativos em pontos de venda de bebidas, sensibilização sobre o tema e capacitação de professores, agentes de saúde, garçons, proprietários de bares e restaurantes, representantes de ONGs e assistentes sociais, assim como técnicos das áreas de Esporte e Cultura.
Os resultados em São Bernardo do Campo foram aferidos por uma pesquisa IBOPE, divulgada no início deste ano, que apontou os seguintes avanços:
- Em 2015, 60% dos pais afirmaram saberem de que vender bebidas para menores é crime, em 2016, este número subiu para 82%. Entre os jovens, em 2015, 72% afirmaram terem conhecimento dessa informação, no ano seguinte, este número subiu para 83%.
- Em 2014, 19% dos jovens afirmaram que consumiram álcool nos 30 dias anteriores à pesquisa. Em 2015, este número se manteve e, em 2016, caiu para 9%.
- Em 2015, 29% dos pais afirmaram que seus filhos já passaram por alguma situação relacionada ao uso nocivo do álcool. Em 2016, este número cai significativamente para 18%.
- Já entre os jovens, em 2014 33% afirmavam já terem passado por alguma dessas situações em decorrência do consumo de álcool; número que caiu para 26% em 2015 e 18% em 2016,.
- Em 2015, ao serem perguntados se já ouviram falar da Campanha Cidade Responsável, apenas 4% dos pais afirmaram que haviam ouvido falado do projeto e sabiam algo ou bastante a respeito. Em 2016, este número subiu para 22%, um aumento significativo. Entre os jovens, o percentual daqueles que afirmaram que haviam ouvido falado do projeto e sabiam algo ou bastante a respeito, passou de 1% para 11%.
SOBRE A PESQUISA
A pesquisa do IBOPE foi realizada de 5 a 16 de dezembro de 2016 e entrevistou 160 pais jovens de 10 a 17 anos estudantes da rede pública, residentes na cidade e 160 jovens de 10 a 17 anos, matriculados no Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio da rede pública de São Bernardo do Campo.
A pesquisa apresenta 8 pontos percentuais de margem de erro por perfil (considerando nível de confiança a 95%). Entre os pais entrevistados, 89% são mulheres e 11% homens, a maioria é casada (75%), tem entre 35 e 44 anos (51%), e pertence à classe C (79%). Entre os jovens, 51% são meninas e 49% são meninos. A média de idade dos entrevistados é de 14 anos, e 74% pertence à classe C, sendo 94% de escola estadual e apenas 6% conciliam estudo e trabalho.
Confira as principais ações realizadas pelo Projeto Cidade Responsável:
– Pilar Educação: Neste pilar o projeto capacitou educadores e também estudantes do ensino fundamental II e Ensino médio das escolas Estaduais e Escolas Técnicas como Etec Lauro Gomes e Senai Tamandaré. Além de capacitar os educadores sobre o tema, o grande ganho do projeto foi trazer os jovens para protagonizarem as ações e divulgarem as mensagens de conscientização sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos .
Elaboração de desenvolvimento de Planos de Trabalho temáticos em 23 Escolas Estaduais, com impacto direto em 16.542 jovens estudantes.
O Concurso Cultural realizado nos dois anos do projeto na cidade, engajou e envolveu Estudantes e Educadores e de forma divertida e através das Rede Social levou as mensagens do projeto de forma mais abrangente. Abaixo os números do concurso alcançados só no ano de 2016: 3 mil jovens inscritos na categoria Frases Criativas; 20 Educadores inscritos na categoria Práticas Pedagógicas; 26.917 votos populares na categoria Frases Criativas; 46.012 votos populares na categoria Práticas Pedagógicas.
No pilar Comunidade que envolve as áreas de Esporte, Cultura, Lazer , Assistência Social e ONGs o projeto além de capacitar os profissionais e educadores diretamente ligado aos jovens também esteve presente apoiando eventos esportivos e culturais realizados na cidade.
Foram capacitados mais de 350 educadores e profissionais das áreas de Esporte, Assistência Social, Juventude, Terceiro Setor, Educação.
190 jovens de Escolas, ONGs, CRAS, entre outros.
Público de 7 .020 pessoas nos eventos apoiados pelo Projeto sendo eles:
Dia da Juventude – neste evento realizado nos dois anos de 2015 e 2016 no Parque da Juventude contou com um dia de atividades de esporte , musica, dança e graffiti, com campeonatos de Skate, BMX, batalhas de break e rima. Neste festival de musica foram descobertos muitos talentos da cidade e deles surgiu o rap Cidade Responsável. A Participação de personalidades contratados das associadas da CervBrasil como o skatista profissional Rony Gomes levando mensagens de incentivo a vida saudável e a pratica de esportes como espelhos positivos aos jovens. (anexo vídeo)
Na Fundação Criança o projeto também promoveu Clínica de Esporte com o Capitão Cafú também reforçou e incentivou a mensagem do projeto. (Anexo vídeo)
Jogos Abertos do Interior o projeto esteve presente com atividades e divulgação da mensagem do projeto nos principais aparelhos esportivos da Cidade e para atrair e a estar próxima da linguagem dos jovens o projeto contratou o Youtuber Luis Mariz, que além de levar ao publico local as mensagens do projeto, através das redes sociais atingiu mais de 1,2 milhão jovens .
O projeto ainda esteve presente nas ações da CAJUV apoiando a peça de teatro #SELIGA. Um peça que foi especialmente criada para levar o conteúdo do projeto
O projeto apoiou o Circuito Municipal de Skate realizado em várias praças da cidade e organizado por coletivos de skate, além de ser genuíno vem ao encontro do projeto , que é ampliar atividades de esporte e cultura para crianças e adolescentes, levando a mensagem do não consumo de bebidas alcoólicas por menores e proporcionando experiências positivas de esporte e diversão.