Com presença de todos vereadores, Projeto Cidade Responsável é apresentado na Câmara Municipal de Americana

/Com presença de todos vereadores, Projeto Cidade Responsável é apresentado na Câmara Municipal de Americana
Com presença de todos vereadores, Projeto Cidade Responsável é apresentado na Câmara Municipal de Americana 2018-06-21T15:52:36+00:00

Projeto Cidade Responsável Americana fez uma apresentação de suas ações na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Americana na última quinta-feira, dia 21 de setembro. 

Estavam presentes o presidente da Câmara, Dr Alfredo Ondas, além de todos os componentes da casa; Gualter Amado, Guilherme Tiosso, Judith Batista, Juninho Dias, Kim, Leo da Padaria, Luiz da Rodaben, Maria Giovana, Marschelo Meche, Odir Demarchi, Dr Otto Kinsui,  Pedro Peol, Professor Padre Sergio, Rafael Macris, Thiago Brochi, Thiago Martins, Vagner Malheiros e Welington Rezende.  

O diretor executivo da CervBrasil, Paulo Petroni,  expôs as principais ações do Projeto Cidade Responsável desde sua implantação em Fernandópolis (SP), em 2014, passando por São Bernardo do Campo (SP), em 2015 e 2016, e a chegada a Americana, tendo realizações como o Dia Internacional da Juventude, que teve a presença de 3 mil pessoas em agosto, e o recém-lançado Concurso Cultural.  

“Nosso projeto se fundamenta na afirmação de nossos associados de que não interessa o lucro advento do consumo nocivo de nossos produtos, por isso juntamos nossas forças para combater o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 de anos, que é algo que de fato afeta a formação do jovem”, afirmou Petroni. 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, Dr Alfredo Ondas, afirmou que “o assunto é de maior pertinência para o município,  e é extremamente importante o envolvimento de Americana neste tipo de projeto, uma vez que o município não foge à regra da realidade nacional, por ter muitos casos relacionados ao abuso de bebidas alcoólicas”. 

O vereador Rafael Macris afirmou que “parabeniza os realizadores do Projeto Cidade Responsável e que se pode contar com a Câmara Municipal para que seja um projeto-exemplo para os demais municípios”.  

O vereador Wellington Rezende, classificou de “gratificante para a cidade abraçar um projeto como este”, e o Professor Padre Sergio afirmou “que a importância do projeto está relacionada ao futuro, afinal estamos lidando com nossas crianças e jovens e eles são nosso futuro.”  

Por fim, o vereador Thiago Brochi salientou “a importância de se ter um trabalho preventivo com a juventude da cidade, para que Americana esteja no mapa das cidades que cuidam de seus jovens e se preocupam com seu futuro”. 

Projeto Cidade Responsável Americana é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) – entidade formada pelos três maiores fabricantes de cerveja no Brasil – Ambev, Grupo Petrópolis e HEINEKEN Brasil. O objetivo é incentivar os municípios a terem um conjunto de práticas preventivas para inibir o consumo de álcool por menores de 18 anos.  

O Projeto Cidade Responsável já foi aplicado nos municípios de Fernandópolis (SP) e São Bernardo do Campo (SP) e está sendo desenvolvido em Americana desde 2016.  

Para atingir o objetivo de inibir o consumo de álcool por menores de idade, o Projeto Cidade Responsável foi previamente estruturado em duas frentes de ação: conscientização e fiscalização. A partir do projeto-piloto e do escopo geral do projeto, as ações foram divididas em seis pilares de atuação: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.  

 

O projeto Cidade Responsável é parte integrante do Programa Interamericano de Prevenção da Violência e da Criminalidade da OEA (Organização dos Estados Americanos).