Cidade Responsável Americana realiza evento em comemoração ao dia internacional da juventude no dia 12 de agosto

/Cidade Responsável Americana realiza evento em comemoração ao dia internacional da juventude no dia 12 de agosto
Cidade Responsável Americana realiza evento em comemoração ao dia internacional da juventude no dia 12 de agosto 2018-06-21T16:04:26+00:00

Evento terá atividades esportivas e culturais e foco na prevenção do consumo de álcool por menores de 18 anos 

 

Projeto Cidade Responsável Americana realiza no sábado, dia 12 de agosto, evento em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, com diversas atrações na Praça da Fraternidade, no Bairro Jardim da Paz, das 10h às 17h. 

 

O evento tem como objetivo fortalecer atividades de esporte, cultura e lazer, bem como desenvolver práticas preventivas contra o consumo de álcool por menores de 18 anos. 

 

Entre as ações previstas estão o campeonato de melhores manobras de Skate, BMX e Patins, Futebol, Batalhas de Rima e Breakintervenção de Graffiti na pista de skatecircuito de Cross Fit e participação de ONGs da cidade, como: Pânico Crew, Projeto Skate Equilíbrio, Hip Hip Social Club, Parkour Americana, Abadá Capoeira, entre outras. O evento contará também com a apresentação do campeão de skate Ronny Gomes, e com encerramento da apresentação do grupo musical Batucada. 

Projeto Cidade Responsável Americana é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) – entidade formada pelos quatro maiores fabricantes de cerveja no Brasil – Ambev, Brasil Kirin Grupo Petrópolis e HEINEKEN Brasil. O objetivo é incentivar os municípios a terem um conjunto de práticas preventivas para inibir o consumo de álcool por menores de 18 anos. O Projeto Cidade Responsável já foi aplicado nos municípios de Fernandópolis (SP) e São Bernardo do Campo (SP).  

Para alcançar o público-alvo, jovens menores de 18 anos e, para atingir o objetivo de inibir o consumo de álcool por menores de idade, o Projeto Cidade Responsável foi previamente estruturado em duas frentes de ação: conscientização e fiscalização. A partir do projeto-piloto e do escopo geral, as ações foram divididas em seis pilares de atuação: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação. Para cada pilar foram previstas capacitações e ações específicas, de acordo com seu público-alvo e objetivos estratégicos. 

A comemoração do Dia Internacional da Juventude é uma das ações do pilar comunidade que foi proposto no plano de ação desenvolvido pelo Comitê Gestor da cidade de Americana para o projeto Cidade Responsável. 

 

O Comitê é formado pelos representantes dos seguintes órgãos: Diretoria estadual de ensino (Priscilla Neuburger e Silvia Gimenes), Secretaria Municipal de ensino (Neuza Prado), Saúde Mental (Tadeu Leite), Atenção Básica da Saúde (Rosangela Fonseca), Vigilância Sanitária (Eliane Ferreira), ACIA (Jadis Franciscangelis) , GAMA ( Uilson França), Secretaria de Esporte (Osvaldo Kalein – Foca), Secretaria de Cultura (Julio César – Gago) , Secretaria de Ação Social (Simone Bondoloni), Conselho da Saúde e da Mulher (Lea Amábile) , com parcerias do vereador Thiago Brocchi, da assessora de comunicação de prefeitura, Crislaine Teixeira Fernandes, e coordenador do Comitê Gestor Subsecretário de Juventude , Juliano Astofi.